Se os lobos fossem humanos

Se os lobos fossem humanos construiriam enormes fazendas para criar cordeiros com todos os tipos de alimentos e água em abundância.


Eles cuidariam para que tivessem pastagem sempre renovada e adotariam todas as providências sanitárias, cabíveis se por exemplo um cordeirinho se ferisse, imediatamente ele faria uma atadura a fim que não morressem antes do tempo.
Para que os cordeirinhos não ficassem tristonhos, eles dariam cá e lá uma festa por semana, pois os cordeiros alegres tem gosto melhor que os tristonhos.
Naturalmente também haveria escolas, nessas aulas os cordeirinhos aprenderiam como cair nas garras dos lobos.
Eles aprenderiam, por exemplo a usar a geografia, a fim de encontrar os grandes lobos, deitados preguiçosamente por aí. aula principal seria naturalmente a formação moral dos cordeirinhos.
Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo é o sacrifício alegre de um cordeirinho, e que todos eles deveriam acreditar nos lobos, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro deles.
Se encucaria nos cordeirinhos que esse futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência.
Antes de tudo os cordeirinhos deveriam guardar-se antes de qualquer inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista e denunciaria imediatamente aos lobões se qualquer deles manifestasse essas inclinações.
Se os lobos fossem homens, eles naturalmente fariam guerra entre se a fim de conquistar fazendas estrangeiras.
As batalhas seriam travadas pelos cordeirinhos. E os lobos ensinariam aos cordeirinhos que entre eles e os lobões gigantescas diferenças. Eles anunciariam que os cordeirinhos são mudos e calam nas mais diferentes línguas, sendo assim impossível que entendam um ao outro.
Cada cordeirinho que na guerra matasse um cordeirinho inimigo seria condecorado com uma pequena ordem e receberia o título de herói.
Se os lobos fossem homens, haveria entre eles naturalmente também uma arte, havia belos quadros, nos quais os dentes dos lobos seriam pintados em vistosas cores e suas goelas seriam representadas como inocentes parques de recreio, nos quais se poderia brincar magnificamente.
Os teatros das fazendas mostrariam como os valorosos cordeirinhos trotam entusiasmados para as goelas dos lobões.
A música seria tão bela, tão bela que os cordeirinhos sob seus acordes, a orquestra na frente entrariam em massa para as goelas dos lobões sonhadores e possuídos pelos mais agradáveis pensamentos .
Também haveria religião ali. Essa religião diria que só na barriga dos lobos é que começaria verdadeiramente a vida.
Ademais, se os lobos fossem homens, também acabaria a igualdade que hoje existe entre os cordeirinhos, alguns deles obteriam cargos e seriam postos acima dos outros.
Os que fossem um pouquinho maiores poderiam inclusive comer os menores, isso só seria agradável aos lobos pois eles mesmos obteriam assim mais constantemente maiores bocados para devorar e os cordeirinhos maiores que deteriam os cargos valeriam pela ordem entre os cordeirinhos para que estes chegassem a ser, professores, oficiais, engenheiro da construção de cercas e assim por diante.
Curto e grosso, só então haveria civilização na Terra, se os lobos fossem homens.
Bertold Brecht