Lula no New Yorque Times


Como, se não sabe inglês?- perguntam seus  opositores, com ares de Cícero.  
Algumas postagens nas redes socais sobre o fato do ex-presidente Lula virar colunista do jornal The New York Times comprovam que é absolutamente impossível para parte da classe média e quase a totalidade da elite brasileira aceitar, sem manifestações explícitas de incorrigível ódio de classe e peculiar preconceito, esse fato: Lula é um player dentro da política internacional!
Seus artigos serão comprados, aposta o NYT. Por isso Lula foi contratado.
No fundo esse é o sonho do tucano clássico. Por isso também o despeito. Lula é respeitado em todo mundo. É um fato, ora.
Se a oposição partisse da realidade, e não de seu fígado, faria a leitura conjuntural que lhe possibilitaria mensurar as ações necessárias ao seu crescimento.
Não obstante, esses setores preferem permanecer numa desqualificação que, a toda hora, é derrotada pela realidade. É nessa hora que Lula viva colunista do NYT. E a leitura errada é entornada no chão.
Eles precisam diminuir o adversário para acreditar em sua própria vitória, diria Gramsci.
Frágeis…tão frágeis. Há um preconceito atávico que a eles serve de explicação racional do Brasil. Sem esses preconceitos seus totens caem, como gotas de orvalho. Esses preconceitos explicam porque são superiores. E porque seres superiores devem viver em situação privilegiada.    
Há quem pergunte, triunfante, como se o argumento fosse definitivo:
- Ora, mas como Lula escreverá para o NYT se não sabe o idioma inglês?
Não é de se admirar que esse grupo social, incapaz de percebe que neste grau de relações a língua jamais será uma barreira, esteja há 10 anos na oposição.
Lula os põe na palma da mão. Por isso ele está na linha de frente.
É que na universidade do mundo eles são analfabetos políticos. E Lula é Doutor.
Ou agora a meritocracia não vale?

by Charles Carmo

4 comentários:

  1. Junior 5021 maio, 2013

    As contribuições do colunista Lula, para o NYTimes, são mais relevantes para a empresa de comunicação, do que para ele, irão auxiliar bastante a pretensa "aura liberal" do jornalão americano (para alguns rednecks o NYT é feito na oficina do capeta judeu comunista).

    Lula ganha em relevancia ( e da uma humilhada no PIG e outros), mas o NYTimes tambem ganha em varias areas, pode meter o "pau" no Chavez/Maduro - Evo e bolivarianos em geral, mas colocar em suas paginas um "esquerdista latino-americano" de renome internacional - bem estilo democrata-liberal americano.

    Aliás, esquerdistas do blog, alguem recorda de algum discurso proferido pelo Presidente Lula, que tenha sido fortemente anti-americano, não falo de divergencias pontuais (OMC,Irã,Palestinos,sub-do-sub) ou protocolares - mas de antiamericanismo explicito, tipo: Chavez, Evo, Cris Kirchner etc.. ?

    ResponderExcluir
  2. Lino Amorim21 maio, 2013

    Teremos suicídio coletivo se o gigante Sapo Barbudo ganhar o Nobel da PAZ... Vai faltar SAMUR

    ResponderExcluir
  3. Lula no NYT representa o brasileiro que não tinha vez, e aí a chance se deu e despontou um carismático que adora ver os seus semelhantes bem e que a sua mensagem deve ser divulgada como exemplo de participação dos pobres e oprimidos na sociedade - faz ao seu semelhante o que gostaria que lhe fizessem.

    Como ele mesmo disse na recente homenagem recebida dos argentinos: "os negros e os pobres cotistas, que a elite dizia que iria diminuir o nível de ensino de ponta, em recente avaliação se mostraram os primeiros alunos da turma - é só dar chance ao pobre que ele se torna rico".

    Só por isso ele esta no NYT. E não duvido que venha um nobel por aí - aí o PT vai ficar mais 20 anos no poder e teremos enterro coletivo de trolls.

    ResponderExcluir
  4. Jose A.

    O mundo precisa mesmo do LULA, é na ONU.
    O mundo precisa de PAZ!
    A estas alturas só o LULA faria diferença... .

    ResponderExcluir