Aos que sabotam o programa "Mais Médicos"

Nesses tempos em que a gente tem visto tanta mesquinharia, tanta arrogância e tanta insensibilidade por parte de médicos que estão fazendo de tudo para sabotar o programa "Mais Médicos" do Governo Federal, chega a nos dar um choque de realidade uma declaração como essa da Mailin, uma jovem cubana de 16 anos de idade: "penso em fazer faculdade porque quero ajudar". 

Esta foi a resposta que ela deu, quando perguntada de que forma os jovens podem contribuir com a continuação da Revolução. Mailin nos lembra que a essência da Revolução Cubana é o sentimento de solidariedade.

Sentimento que, como sabemos, não é ensinado nas universidades (muito menos nos cursos de medicina no Brasil). Solidariedade não faz parte, apenas, da formação de um profissional. Solidariedade deve fazer parte da formação de um povo e de uma nação. Não é o médico que deve ser solidário, é o ser humano. E se o ser humano não é solidário, ele não será um bom médico, nem bom nada.

Essa é a lição que a Revolução Cubana de 1959 nos dá até hoje, revitalizada, rejuvenescida, pela energia e pelos sonhos de uma garotinha de 16 anos.

Sou e serei eternamente grato a Cuba e aos cubanos por todos esses exemplos de solidariedade e humanidade que eles oferecem a todo o mundo.

Que bom seria se tivéssemos a humildade de aprender com eles o que eles têm a nos ensinar...

Viva a Revolução!!! Viva Fidel!!! Viva Che Guevara!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário