Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Carta aos Médicos e aspirantes que hoje se revoltam


Por que SOMENTE AGORA, em que atingimos a marca insustentável de déficit de 168.424 médicos na atenção básica (sabem o que é isso? Atenção Primária em Saúde! Unidade de Saúde! Creio que muitos nunca sequer ouviram falar...ou, o que é muito pior, nunca quiseram ouvir falar... e digo isso por experiência própria!!) e que se faz necessário adoção de medidas EMERGENCIAIS para que a população brasileira tenha minimamente um diagnóstico decente, vocês resolveram protestar em defesa das condições estruturais do SUS???

Por que, nesses 23 anos (VINTE E TRÊS!!! Isso mesmo!!!) de existência do SUS, vocês não se juntaram à vocalização das demais categorias de saúde, em defesa desse sistema, público e universal, colocando seus poderosos lobbies políticos a serviço dos interesses da população?? Mas, ao contrário, permaneceram em defesa de uma prática privatista, mercantilizada, diretamente dependente do fracasso e do descrédito do SUS???

Por que, após 23 ANOS, muitas escolas médicas ainda NÃO PREPARAM os profissionais para atuar em um sistema que tem como foco a promoção da saúde; mas, ao contrário, junto com várias entidades de classe contribuem para a discriminação e desvalorização social dos colegas que fazem a escolha pela atuação generalista??? E ainda querem restringir o acesso da população aos serviços de outros profissionais da saúde???

Por que vocês precisam postar e compartilhar nas redes sociais fotos de ATENDIMENTO DOMICILIAR como se esses ambientes fossem consultórios não estruturados??? Desconhecem a existência dessa prática??

Por que seus representantes nunca se preocuparam em participar do CONTROLE SOCIAL , instâncias legítimas em que trabalhadores da saúde e população fiscalizam e contribuem para a gestão eficiente e idônea do sistemas em todos os níveis de gestão???

POR QUE SOMENTE AGORA??? HÁ 23 ANOS LUTAMOS POR UM SUS MELHOR E VOCÊS NÃO ESTIVERAM AO NOSSO LADO...

Aqueles profissionais que atuam no SUS e vivenciam seus problemas concretos, muitos deles em função de gestão institucional não qualificada ou não comprometida com os interesses públicos, estão à frente de uma luta que é legítima e tem meu apoio!!

Àqueles que nunca atuaram no SUS, nunca estiveram em defesa do sistema e não conhecem a realidade das condições de vida e saúde da população, sinto muito, mas SUA LUTA NÃO ME REPRESENTA E NEM AOS INTERESSES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA!!!

Kátia Yumi Uchimura -Profissional de Saúde, trabalhadora do SUS e Militante em defesa do SUS há 23 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário