Joaquim Barbosa: " O Brasil não está preparado para ter um presidente negro"...

Acho essa declaração de um racismo extremo, além de ser uma forma torta de dizer que o país não está preparado para uma pessoa como ele: bom como ele, sério como ele, culto como ele, honesto como ele. O que há aí é uma imensa arrogância, que em geral nada mais é que a face inversa de profundo sentimento de inferioridade.
Me assusta que uma pessoa como JB possa encantar brasileiros como um possível presidente. Posso imaginar o país sob o governo de um homem assim, que se acha o máximo dos máximos, mas ao mesmo tempo não consegue ter a compreensão básica do que seja a democracia. O contraditório, os conflitos, as negociações necessárias para se governar, tudo seria o mais completo desastre. Pessoas como ele acham que podem tudo, que suas posições e ideias são o que há de melhor, não veem o outro, não escutam o outro, não respeitam o outro.
A humanidade tende, cada vez mais, a ungir líderes com pés de barro, gente que não vê nada no mundo além de seu próprio umbigo. O desencanto e a falta de perspectiva em que se afundam países outrora tidos como lideranças do mundo revelam o retrocesso que vivemos no processo civilizatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário