smartphones avaliados no Laboratório Digital

Testes e mais testes. Toda vez que precisamos avaliar smartphones, o Laboratório Digital se mobiliza em torno das mais diferentes características dos aparelhos. E dessa vez não foi diferente, ainda que estejamos falando de aparelhos mais baratos – os chamados de entrada – são smartphones de verdade, com tudo que você tem direito. É claro que são mais simples, mas a questão principal aqui é preço. Estabelecemos que iríamos analisar aparelhos na faixa de 600 reais e convidamos as principais fabricantes a participar. Infelizmente, a Samsung, uma das maiores, não nos enviou aparelho para análise, por isso, ela ficou de fora. Mas, a categoria foi muito bem representada pelo Xperia E Dual, da Sony. O Optimus Tri, da LG, o recém-lançado Moto G, da Motorola e o Nokia Lumia 520. Vamos aos testes! Começando pela primeira coisa que vai chamar sua atenção...


Tela 

Resumindo, nesse quesito quem se deu bem foi a Nokia. Apesar de oferecer apenas 8 Giga internos, você pode chegar a 64 Giga com o auxílio de um cartão.


Desempenho 

Hummmm.... calcanhar de Aquiles desses aparelhos. Na verdade, nenhum dos 4 tem um desempenho realmente bom nesse quesito. Destaque para a Motorola que – finalmente – melhorou um pouco sua câmera. Como você já sabe, sempre achamos as câmeras dos Motorola bem ruinzinhas. Mas, nesse Moto G até que ela dá para o gasto... Tanto é que o desempenho dela garantiu um empate com a Nokia – que é conhecida pela qualidade de suas câmeras. Nessa faixa de preço, Nokia e Motorola tiveram desempenho bem semelhante. A mais fraquinha das câmeras é a da Sony. O LG também não tem lá grande desempenho, mas ficou um pouquinho acima dos japoneses porque oferece Flash – coisa inexistente no Sony. Mas, nesse quesito, quem levou a melhor mesmo acabou sendo a Motorola. O Moto G é o único dos concorrentes que tem câmera frontal. Os outros 3, só traseira. Ou seja, se você faz ligações em vídeo: só com o Moto G.


Bateria 

Antes de mais nada, é bom lembrar que esses são valores sugeridos pelos fabricantes. Como esses são smartphones mais simples: podem até sair de graça, dependendo do seu plano com a operadora. O mais caro deles é o Moto G, por 650 reais. Em seguida, temos o Xperia E e o LG Optimus L4 – ambos custando 549 reais. O mais barato deles é o Lumia 520, por 500 reais.


Conclusão 

do Olhar Digital