Jornal GGN

O histórico de perseguição a José Dirceu
por Patricia Faermann

O último e mais recente capítulo das ações da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal contra José Dirceu envolve a quebra de sigilo telefônico de cinco operadoras de celular, durante um período de 16 dias, de todas as ligações efetuadas e recebidas em duas coordenadas geográficas: Latitude - 15°55'04.51'' S e Longitude 47°47'04.51'' – onde se encontra o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, e a Latitude - 15°47'56.86'' S e Longitude - 47°51'38.67'' – onde se encontra o Palácio do Planalto.
Trata-se da Ação Cautelar 3599, que foi mais uma solicitação do Ministério Público do Distrito Federal, acatada pelo juiz da VEP Bruno André Silva Ribeiro e que tramita hoje no Supremo Tribunal Federal. (Anexo 1)
Uma petição feita pela defesa de Dirceu questionou a ação. “O mais grave é que um dos pontos físicos estabelecidos no pedido de quebra de sigilo, ao que indicam as coordenadas fornecidas pelo MP/DF, corresponde ao Palácio do Planalto, sede do Governo brasileiro”, afirma a defesa. (Anexo 2)
A constatação de localização ocorreu depois que os advogados de Dirceu apoiaram-se em análise de um engenheiro agrônomo, Juvenal José Ferreira, que utilizou paralelos e meridianos para identificar as localizações das coordenadas, concluído em um relatório.(Anexo 3)
A dimensão do pedido do juiz da Vara de Execuções é o desfecho de umasequência histórica de perseguição a José Dirceu, impedindo seu direito a trabalho externo, como parte do regime semiaberto a que foi condenado.
Acompanhe o histórico que o Jornal GGN resgatou:

4 comentários:

  1. Euler Conrado11 abril, 2014

    Enquanto o PT não entrar em campo, e continuar fingindo que nada tem a ver com o que acontece com Dirceu e Genoino, a tortura continuará. Se o PT tivesse um pingo de vergonha na cara já teria, através dos seus senadores, formado uma comissão qualquer no senado ou na câmara e exigido a presença de Barbosa e dos juízes cúmplices. Imaginem se convocados e submetidos a rigoroso questionamento dos seus atos em TV aberta, como eles ficarão perante a opinião pública? Mostrar, por exemplo, a ligação destes juízes com políticos tucanos; revelar o papel de Barbosa no julgamento, as provas que ele não conseguiu para condenar JD; o tratamento desigual em relação a outros escândalos que foram abafados, inclusive pelo STF. E pedir explicação sobre esta perseguição pessoal e vergonhosa ao líder do PT. Mas o PT, seus parlamentares, praticamente não existem: apanham calados.

    De uma certa forma, como o Lula agora reconhece - sem fazer uma autocrítica da própria postura - o PT errou ao não travar a luta política no caso mensalão, e apostar unicamente no judiciário via STF - talvez por ter feito a indicação da maioria dos ministros, incluindo JB. O PT fez exatamente o oposto de Roberto Jeferson - este sim, acusado diretamente de envolvimento com a propina dos correios -, e que se fez de vítima e politizou o caso, com todo o apoio da mídia - claro.

    O PT tem medo de enfrentar a mídia, mesmo dispondo de instrumentos de investigação do governo federal que poderiam botar quase todos os donos da grande imprensa na cadeia. Mas tem medo da própria sombra e prefere acreditar que a mídia vai mudar, que, recebendo altas verbas do governo federal (6 bilhões só para a Globo!!!) a mídia teria um tratamento mais compreensivo com o PT. Quanta ilusão de classe!

    Seguramente, pelo visto, Zé Dirceu vai sangrar até novembro, quando Lewandowiski assumir a presidência do STF e aí sim, tomará as providências cabíveis para restituir os direitos de cidadão do ex-presidente do PT.

    ResponderExcluir
  2. Creio que precisamos encontrar uma palavra que sintetize o que Barbosa e o tal Bruno encomendado estão fazendo com José Dirceu. Não é difícil encontrá-la, ao contrário, ela está estampada com tinta vermelha em nossa memória e não será apagada jamais: Tortura é a palavra correta, pois é a única que se encaixa com perfeição na vala que está sendo cavada pelos algozes Barbosa e seu encomendado, o Bruno. Tortura, portanto, é a forma e também a "fôrma" em que esta palavra está sendo escavada. É tortura escancarada.

    Alguns afirmam que esse horripilante processo de tortura, que é psicológica e também física - ele não pode trabalhar e está fadado à completa inanição - é por causa da possibilidade de a presidenta Dilma ser reeleita. Seria, pois, um estratagema com o objetivo de prejudicar a reeleição de Dilma e favorecer a eleição de um candidato ligado ao grupo de Barbosa, ou seja, o Aécio do FHC.

    Entretanto, suponho que este é somente um dos objetivos. Afinal, durante o julgamento de José Dirceu e dos demais réus foi conquistado o objetivo mais difícil, ou seja, Barbosa conseguiu condená-los sem prova alguma e, em acréscimo para tanto, foi buscar e forjou uma teoria jurídica esdrúxula e inteiramente incabível, a teoria do domínio do fato. Já bastaria. Mas não, Barbosa por si, ou seguindo orientação de seu grupo político, o qual podemos imaginar qual é, afiou suas garras para atingir José Dirceu e os demais petistas em suas próprias clausuras, na prisão em foram injustamente encarcerados. A Papuda do bicho-papão Barbosa. Ali, ele ainda iria mordê-los, arrancar-lhes a pele do psiquismo, o que é pior do que arrancar-lhes a pele do corpo. A tortura psicológica, hoje sabemos pelo relato de muitos torturados políticos, é mais nefasta do que a tortura física, pois é então que o torturador tem mais facilidade em extrair do torturado as informações que deseja. Nesse ponto, cabe uma pergunta: Que informação Barbosa deseja extrair dos seus torturados? Ora, é evidente: Nenhuma, pois não há nenhuma. Ele deseja torturá-los pelo simples fato de os torturar, de mostrar o seu poder. Mas há mais, unindo o útil ao agradável, deseja passar um recado aos apoiadores de Dilma, qual seja: Não pensem que estão livres da tortura, não se fiem na crença de que o passado é passado. Eu, Barbosa, estou aqui para arrastá-los ao tempo do qual eu sou representante, o tempo em que vocês obrigatoriamente têm de seguir as ordens que damos a todo brasileiro. Ao tempo em que, se não gostarem do regime, serão torturados e mortos, sem que suas próprias famílias saibam aonde estão os seus restos.

    Em suma, Barbosa encarna o espírito do nazi-fascismo. É uma pessoa deplorável em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Calos S Moreira11 abril, 2014

    O judiciário está fazendo com Dirceu pior do que os militares golpistas fizeram com o prisioneiros políticos! Naquele tempo eles torturavam de uma vez. Agora o judiciário está torturando o Dirceu devagarzinho! O Juiz Bruno, atendendo o Ministro Joaquim, vai exercendo o mesmo papel do Fleury na tortura dos presos por ordem do General de plantão da época. Ou seja: Saímos da ditadura dos militares e entramos na ditadura do judiciário!

    ResponderExcluir
  4. E os demais ministros do STF? Se ficam calados é porque são cúmplices!

    ResponderExcluir